Quem sou eu

Minha foto
"Nesta vida em que sou meu sono, não sou meu dono, quem sou é quem me ignoro e vive através dessa névoa que sou eu. Todas as vidas que eu outrora tive, numa só vida."

13.2.09

Os Males Causados Pelos ANABOLIZANTES:

Para enriquecer este blog fiz uma entrevista com um médico especialista em endocrinologia e metabologia para esclarecer quais os reais males causados pelos anabolizantes. Em entrevista ele me explicou que existem diversos tipos de substâncias com intuito do anabolismo e que em sua grande totalidade, se usadas a longo prazo, causam danos irreversíveis a saúde e a virilidade da pessoa. Veja abaixo os anabolizantes mais usados atualmente:

Hormônios Masculinos:

Os hormônios masculinos, através do uso contínuo, provocam a retenção de líquidos e íons, e ao longo do tempo apresentam os efeitos colaterais do tipo virilização com o desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos em seus usuários. São eles, o crescimento de barba, acne, calvície, hipertrofia do clitóris (aviso para as mulheres), engrossamento da voz e certa agressividade.

O uso crônico de substâncias derivadas do hormônio masculino, salvo em portadores de deficiência desse hormônio, levam de alguma forma à impotência e infertilidade pela diminuição dos hormônios hipofisários FSH e LH (que no homem estimulam o testículo à produção de testosterona), com consequente atrofia testicular, muitas vezes irreversível (aviso para os homens).

Além disso, pode provocar o câncer de próstata, de fígado e ósseo; a rigidez muscular que normalmente provoca fraturas espontâneas; as lesões articulares, musculares e de tendão, entre outros.

Essas consequências passam a aparecer com maior frequência, visto que, o uso do hormônio masculino, para se obter os resultados almejados deve ser utilizado em ciclos crônicos e contínuos, pois seus efeitos são efêmeros e fugazes. Por outro lado, o médico acrescenta ainda que a interrupção no uso provoca a perda do volume muscular adquirido.

Hormônio do Crescimento:

Hormônio que é produzido no ser humano pela hipófise que leva ao desenvolvimento da estatura de uma pessoa saudável.
Não possuindo unanimidade consensual em seu uso por pessoas que não apresentam deficiência do mesmo, o médico alerta que eles podem levar ao aumento da glicose, ocasionando a diabetes mellitus secundária, crescimento de partes moles (mandíbula, pés, mãos, etc.), hipertensão arterial e problemas cardíacos, muitas vezes irreversíveis devido ao aumento do coração.

Insulina

Outro produto muito usado por quem faz academia é a insulina que é o hormônio produzido pelo pâncreas que leva a glicose do sangue para o interior das células. Seu uso pode levar a hipoglicemia durante exercício físico, com casos de acidentes fatais. Além disso, pode acontecer ainda o desenvolvimento de anticorpos que vão agir contra a insulina produzida pelo corpo, a insulina endógena, podendo levar seu usuário a desenvolver diabetes futuramente pela inatividade desse hormônio, como também, o aumento da arteriosclerose.

Alerta: Você pode estar correndo riscos

Segundo o especialista, a irresponsabilidade no uso de substâncias anabolizantes chega ao absurdo de algumas pessoas buscarem medicações e substâncias de uso veterinário sem o menor estudo em seres humanos.

Nas academias, o uso de suplementos alimentares com abuso de derivados protéicos, como por exemplo, a creatina, compostos vitamínicos, composto de aminoácidos, etc. Podem provocar uma sobrecarga renal devido ao fato dos aminoácidos serem excretados pelos rins. Estudos mostram que uma dieta saudável não deve ultrapassar 1 grama por quilo de peso de proteína - um bife de 100 gramas não tem 100 gramas de proteína, explica.

Outras práticas inadequadas são as dietas com baixo uso de carboidratos, dietas hiperproteícas e hipocalóricas com restrições menores de 1000 calorias diárias, substâncias termogênicas que supostamente aumentariam o metabolismo basal com aumento do gasto calórico e todo tipo de miscelânea e absurdos, sem nenhum embasamento científico, que pode levar a doenças graves como, por exemplo, a anemia, hipovitaminose (falta de vitaminas), desnutrição protéica calórica e suas consequências.

Para o médico, o que mais preocupa é o fato de o público alvo desses tratamentos - se é que podem ser assim denominados - são jovens e adolescentes com futuro pela frente e que pela pouca falta de vivência ou por se acharem imortais – um fenômeno típico da idade, não se importam com os riscos desde que seja atingido o resultado estético procurado.

______________________________________________________________

Conscientize-se e cuide-se, ninguém pode fazer isso por você, diga não aos anabolizantes e capriche em refeições balanceadas com proteínas, vitaminas e carboidratos e se realmente não obtiver resultados, procure um médico ou especialista para que ELE te receite suplementos alimentares que ajudem seu metabolismo e que não te façam mal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá ao Pedro Henrique,q honra ser a primeira a dar um comentário,e gostaria de dar parabéns pelo blog e ajudar me entender melhor esse mal do anabolizantes q agora depois de tanto tempo está fazemdo muito mal a pessoa q tanto adoro q com apenas 28 anos descobriu um cancer hje por causa dos anabolixzantes q usou ainda cedo.Hje comento esse fato q descobri hoje com muit tristeza e aperto no peito mas não vou perder elepra esse cancr não pois Deus é maior. um Abraço kelly